sábado, 9 de abril de 2011

Mezzabarba revela o setup de David Gilmour

Queridos amigos, mais uma vez, insisto em divulgar o incrível trabalho de pesquisa relativa ao setup de David Gilmour, feito por Pierangelo Mezzabarba e seus colaboradores.  Antes de tudo, quero deixar claro que o material que disponibilizo nesta postagem em meu Blog, é de propriedade de Pierangelo Mezzabarba e colaboradores e as mesmas, divulgo totalmente de boa fé, dando os créditos pelo conteúdo postado a seus idealizadores e realizadores, aos quais, peço licença por divulgar seu material.

Na postagem anterior, pode-se assistir os vídeos de Pierangelo dando sua explicação com relação ao Setup de Gilmour e acho importante frisar que Gilmour possui em sua história, várias fases as quais seus equipamentos foram alternando-se devido a suas características criativas e sonoras diante de suas necessidades e assim sendo, resolví colocar algumas imagens importantes, capturadas de "Suono de David Gilmour", clínica de Guitarra, feita por Mezzabarba em Terni, Domenica, 14 de Novembro de 2010, mais precisamente, imagens contidas no vídeo, parte-4. 

Na imagem abaixo, podemos ver o setup de Gilmour entre 1973/1975, algo um tanto modesto para o setup usado hoje, entretanto, posso afirmar que o mesmo é responsável pela base sonora que caracteriza o som de Gilmour por todos esses anos e que perdura até a atualidade.  Curiosamente, neste setup, o único efeito de modulação usado é o clássico "Uni-Vibe", tão usado por Hendrix, Robin Trower e David Gilmour.   

 Dando prosseguimento, encontramos na próxima figura,  Um setup mais elaborado, compreendido no período entre 1976/1980, onde Gilmour passa a usar massivamente três efeitos que são verdadeiramente, a tradução de sua "alma sonora", ou seja:  podemos visualizar o histórico "RAM'S HEAD" BIG MUFF";  o "MXR-UNININE" e aquele que é entre os efeitos moduladores, o que em minha opinião é a alma do Gilmour sem dúvidas:  falo do "EH DELUXE ELECTRIC MISTRESS FLANGER".  

Em seguida, na próxima figura, visualizamos algo realmente de grande porte, onde Gilmour e seus colaboradores, em seu Setup de 1994/1995, chegaram a um nível estrutural que é algo realmente complexo, mas que determina a gama de possibilidades capaz de tornar plausível, toda sua sonoridade e distinção melódica.

Abaixo, coloco também, algo que julgo ser importantíssimo independente do equipamento e do software a ser usado para a criação de timbres do Gilmour:  os setups dos efeitos usados nas músicas demonstradas por Mezzabarba em seus vídeos no youtube.  Quero deixar claro aos amigos entusiastas, que um ótimo site onde encontramos fantásticas referências ao trabalho de Gilmour, seu Setup e efeitos é o site http://www.gilmourish.com/ onde o Guitarrista Bjorn possui amplo e fidedigno material dedicado ao Pink Floyd e David Gilmour, sendo para mim, umas das referências obrigatórias àqueles que queiram realmente aprender e informar-se sobre o assunto.


Finalizo a postagem, dando os créditos a seus realizadores e idealizadores, mencionados no início desta postagem e mais uma vez, citados por mim nas figuras abaixo:





Aguardo agora, os comentários dos visitantes do Blog.  Boa semana a todos!

9 comentários:

  1. Divagando um pouco do post, mas... com que amp você tem se acertado mais para construir o timbre do Gilmour no GR4? Por enquanto estou indo de "High White" mesmo, você também?

    ResponderExcluir
  2. Amigo Vilain,

    Em meu setup, uso o "High Withe", pois o mesmo é fidedigno àqueles que buscam um timbre Gilmourizado.

    Já fiz tentativas com outros amps, mas para a proposta de timbre mais atual do Gilmour, o "high Withe" foi o que me ofereceu maior entonação e fidedignidade, mas creio que há outras possibilidades. Posso citar o "Ultrasonic" para timbres da época de "Dark Side of the moon" e "Hot plex" para timbres mais voltados ao período pré-Dark Side of the moon.

    Atualmente, estou tentando colocar informações básicas no blog e estarei brevemente, colocando uma série de vídeos que estou preparando com minhas performances, seguindo a proposta de um setup ou Rack de efeitos voltado ao período "Pulse".

    Sigamos em frente e agradeço por seu comentário e atenção, coisas raras por aqui.

    ResponderExcluir
  3. Amigo, queria compra três pedais pra começar meu set seriam o overdrive blues, chorus, e delay todos da behringer ouvi muita coisa boa sobre eles.. eu queria saber se daria pra ir me virando ,tentando tirar pink floyd .. esse com eles esta bem ou vc tem outra sugestões de pedais analógicos baratos? parabéns esse blog me ajudou muito sou fã do pink floyd e de David Gilmour parabéns e me ajuda ae valeu!

    ResponderExcluir
  4. Amigo comentarista do dia (12 de junho de 2011 14:48):

    Por experiência própria, e deixando claro que minha opinião não é a "opinião definitiva", creio que você deve, caso seja sua opção de escola pelos pedais analógicos", tentar adquirir os mais comerciais e fáceis de achar no mercado, lógico, obedecendo os equipamentos sujestionados para a montagem de um verdadeiro "gilmourtone", entretanto, reafirmo que há grandes possibilidades de obter resultados suspreendentes, escolhendo-se softwares como o próprio Guitar Rig 4-pro e similares, uma vez que os mesmos trazem em seu "arsenal", grande variedade de efeitos que se forem buscados para compra de unidades analógicas do mesmo, deixarão qualquer guitarrista a gastar grande soma em dinheiro, principalmente em nosso caso, localizados no Brasil e com poucas opções de encontrar tais equipamentos.

    Segue a dica: Guitar rig 4-pro e softwares como amplitube, TH2 Overloud são as minhas preferências pessoais pelas possibilidades oferecidas pelos mesmos.

    Abraços, boa sorte e experimentação.

    ResponderExcluir
  5. Isaac, venho apenas parabenizar pela matéria... Sou um leitor do seu blog e grandd fã do Gilmour, Parabéns !

    ResponderExcluir
  6. Amigo "R.Deisgn", agradeço por seu carinho em comentar e como sempre falo: sigamos em frente!

    ResponderExcluir
  7. Olá. Gostei muito do site, e como outros aqui, fanzão do Gilmour. Gostaria de saber mais sobre esses softwares... o que precisa ter, além do programa, claro, para poder usá-lo? Como faço a interface instrumento/amplificador/programa? Valeu e abraços.

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito.
    me ajudou bastante a trabalhar mais o timbre do Gilmour.
    Poderia me dar uma mao com os efeitos usados em Learning to Fly ?

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    Gostaria de saber que pedais você utiliza pra fazer esse som "Gilmour"?

    ResponderExcluir