quinta-feira, 31 de março de 2011

Otima referência sobre estrutura de som de David Gilmour

Amigos do blog, antes de mais nada, peço desculpas pelo longo tempo sem novas postagens devido a compromissos profissionais, entretanto, seguindo a proposta inicial, retorno cheio de novidades, buscando acima de tudo, divulgar aos amigos ótimas referências com relação ao esquema estrutural de som do Mago da stratocaster, David Gilmour.

Assim sendo, convido aos amigos acessarem o belo trabalho que está sendo feito por  Pierangelo Mezzabarba, e o pessoal do http://www.accordo.it/, aos quais peço licença por postar seus vídeos.  Pierangelo Mezabarba é guitarrista e entusiasta de David Gilmour como todos nós.  Pierangelo a meu entender, é um guitarrista extremamente técnico e minucioso em suas experimentações sonoras e o mesmo possui uma série de vídeos postados no youtube, onde aproveito para colocar o link de acesso dos vídeos relacionados.

Sua primeira série de vídeos, totalizando 04 vídeos são super explicativos para aqueles que queiram entender à fundo a estrutura de efeitos do Gilmour, uma vez que as explicações de Pierangelo são perfeitas, estando de acordo com a definição sonora que caracteriza o trabalho que Gilmour faz por todos esses anos.

Abaixo, os vídeos podem ser visualizados:

 




Além desses vídeos, que acho super importantes para aqueles que queiram, independente do equipamento utilizado para montagem de timbres do David Gilmour, sejam tais equipamentos, digitais ou analógicos ou até mesmo, softwares como o próprio Guitar Rig 4-Pro e outros, manterem o aprofundamento teórico e técnico encontrados no trabalho de Mezzabarba, uma vez que há grandes informações que devem ser seguidas para a montagem de um verdadeiro "Davidgilmourtone".  

Melhor ainda, é poder visualizar os vídeos de uma clínica de guitarra, ministrada por Mezzabarba, onde tudo é mostrado de forma clara, objetiva e exemplificada, como pode ser visualizado nos vídeos abaixo:





Agradeço aos amigos do blog pela atenção e sigo em frente com a proposta da montagem de timbres de David Gilmour, usando-se o Guitar Rig 4-Pro.  Bons Estudos a todos. 

5 comentários:

  1. Oi Issac, parabéns pelo ótimo post! Você ganhou um leitor assíduo! Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Amigo Villain:

    Agradeço por seu comentário e acrescento o seguinte: Aos entusiastas de plantão, deve-se ter em mente que tocar Pink Floyd não é simplesmente, colocar-se diante de vários efeitos e partir para a imitação propriamente dita. Creio que a fundamentação dos efeitos de acordo com os diversos períodos da banda é fundamental para a compreensão do "DNA" sonoro que nos faz distinguir um som de guitarra ouvido, apontando ao mesmo a característica própria do David Gilmour.

    Digo também que, apesar dos grandes preconceitos com relação ao uso de softwares e afins, não podemos ficar atrelados à falta de progresso, devendo sim, estarmos em sintonia com a "mão na roda" que a tecnologia nos proporciona através dos dispositivos VST´s.

    Espero que o Blog siga em frente com força, tornando-se referência aos amigos, entusiastas e apreciadores da Banda que creio ser a que mais acrescentou sonoramente na história da música.

    Abraços a todos.

    ResponderExcluir
  3. O blog já está no Meu Google Reader há tempos, que ótima surpresa ver uma atualização!
    Hugs!

    ResponderExcluir
  4. Amigo Marcelo Donati, agradeço por sua atenção e por seu comentário e digo que brevemente, estarei com novidades quanto à proposta do Blog. Hugs! :)

    ResponderExcluir
  5. Como sempre tá de parabéns, ótimos materiais pra estudo, Vlw !

    ResponderExcluir