terça-feira, 14 de agosto de 2012

FCB1010 - Guia definitivo para importação de presets

Apesar de estar momentaneamente impossibilitado de realizar novas postagens devido à sucessivas crises de hérnia de disco lombar, retorno mais uma vez com uma nova postagem, visando com a mesma prestar alguns exclarecimentos com relação ao processo de edição de presets para a FCB1010 da Behringer, pois desde a primeira postagem sobre a possibilidade de edição de presets para a mesma com o software FCB1010 MIDI Editor do Ed Dixon, recebo inúmeros emails, relatando tanto o sucesso ou o fracasso de muitos que estão utilizando-se deste recurso para a criação e importação de presets para a referida controladora MIDI.

Pois bem:   assim sendo, resolví relatar alguns pontos cruciais que devem ser levados em consideração para o sucesso diante das tentativas de execução do procedimento simples que é demonstrado no vídeo abaixo e que foi postado em 31/01/2012 e que pode mais uma vez, visualizado abaixo:


Para haver uma comparação, alguns parâmetros comparativos devem ser estabelecidos e o principal deles é que só posso me apoiar naquilo que funciona e tem funcionado para mim e assim sendo, eis meus parâmetros:

01-  Meu sistema operacional:  Windows-7 Ultimate, ou seja:  64 bits, portanto, uso o software do Ed Dixon para sistema Microsoft Windows.

02-  Por base, o software utilizado por mim para a importação de presets à FCB1010 é o FCB1010  MIDI Editor do Ed. Dixon.  Para fins básicos de referência demonstrativa e comparativa, as imagens deste artigo foram feitas usando-se o mesmo software, como observa-se abaixo:  Nota-se na figura, o destaque no retângulo amarelo, para a versão usada por mim do referido software.

 Fig. 01:  Imagem do FCB1010 MIDI Editor do Ed. Dixon.  Nota-se em destaque a versão do software.

03-  Sua controladora MIDI FCB1010 Behringer, deve estar previamente, com uma das extremidades dos cabos midi devidamente plugados na mesma (MIDI-In e MIDI-Out), enquanto que a outra extremidade dos cabos midi, plugados na interface de audio, caso você use uma interface de audio que, como em meu caso, permita tal conexão (Eu uso a M-Audio, FAST Track Pro, que dispensa o uso de interface MIDI-USB, por já possuir na mesma, entrada e saída MIDI)  Caso você não use uma interface de áudio que necessite ou permita o uso de 02 cabos MIDI, provavelmente, você deve estar utilizando uma interface MIDI-USB - "Vide Fig.: 03", onde nornalmente, uma extremidade possui 02 plugs MIDI enquanto a outra, possui um plug USB.  Isto realmente não fará nenhuma diferença com relação à funcionalidade do software citado, visto que o mais importante é que independentemente do uso de 02 cabos MIDI ou de uma interface MIDI-USB, é que a sua controladora FCB1010 esteja devidamente conectada ao PC, via cabo MIDI, para que a mesma seja reconhecida pelo software de edição e importação de presets.  Observe a série de imagens a seguir e as notas de rodapé das mesmas:


 Fig. 01:  Imagem traseira da FCB1010, destacando-se o uso de dois cabos midi, que devem estar devidamente conectados nas portas "MIDI IN" e "MIDI OUT/THRU" de sua FCB1010 para a comunicação da controladora com o PC.


 Fig. 02:  Imagem traseira da interface M-Audio, Fast Track Pro, usada por mim.  Nota-se em destaque na figura, a extremidade oposta dos dois cabos MIDI, devidamente plugados na entrada e saída MIDI da interface M-Audio.

 Fig. 03:  Imagem da interface MIDI-USB.  A mesma pode ser usada para interligar sua FCB1010 ao PC diretamente pela porta USB do PC.  Em meu caso, atualmente, não uso a mesma, pois minha interface de audio a M-Audio Fast Track Pro já possui entrada e saída MIDI, dispensando o uso da interface MIDI-USB.


04-  Verifique o Firmware de sua FCB1010, pois isto poderá fazer total diferença, caso você esteja a usar uma EPROM diferente.  Estas informações que eu descrevo agora, servem para que você usuário seja capaz de importar uma programação para a FCB1010 desde que em sua FCB1010, o firmware seja o mesmo que eu utilizo, isto, para evitar perguntas do tipo:  "Eu uso o firmware "xxx" e o seu é o "yyy".  Isto pode gerar incompatibilidade?".  Como verificar o firware?  Vide figura abaixo:  

   Fig. 04:  Para verificar a firmware de sua FCB1010, basta após conectar os cabos, ligar a FCB1010 e abrir o software, pressionar o botão "Chk Firmware" em destaque amarelo, no canto interior direito do FCB1010 MIDI editor.  A versão do firmware é mostrada na parte superior do software, destacada também em amarelo.

05-  Para por abaixo qualquer possibilidade de erro, destaco as figuras comparativas abaixo, pois creio que muitos usuários, desesperados por não conseguir importar uma programação para a FCB1010, acabam por mexer nos menus e janelas do FCB1010 MIDI editor, causando instabilidades e abrindo as portas para possíveis problemas de funcionamento.  Assim, as figuras seguintes mostram quais são os meus parâmetros, para que assim, você possa comparar aos seus e tornar possível a compatibilidade que levará ao sucesso de importar qualquer programação à FCB1010, desde que esteja a usar Firmwares da Behringer:

 Fig. 05:  Imagem do FCB1010 MIDI Editor do Ed. Dixon.  Nota-se em destaque a janela "Presets", onde você visualiza a minha programação já importada e todos os parâmetros da mesma.  No caso do usuário que não possui uma programação previamente importada, os parâmetros estarão "em branco", não havendo predefinições para os mesmos.


 Fig. 06:  Imagem do FCB1010 MIDI Editor do Ed. Dixon.  Nota-se em destaque o botão "MIDI", que deverá ser pressionado para que o usuário possa definir qual controladora midi é responsável pela comunicação de sua FCB1010 com o software.  Faça isso urgentemente, pois tal procedimento garantirá a perfeita comunicação da FCB1010 com o Software editor.

 Fig. 07:  Imagem do FCB1010 MIDI Editor do Ed. Dixon.  Nota-se em destaque a janela "MIDI Device Setup", que você acessa após ter pressionado o botão "MIDI" do FCB1010 MIDI PC editor.   Mais uma vez repito que tal botão  deverá ser pressionado para que o usuário possa definir qual dispositivo midi é responsável pela comunicação de sua FCB1010 com o software.  Faça isso urgentemente, pois tal procedimento garantirá a perfeita comunicação da FCB1010 com o Software editor.

  Fig. 08:  Imagem do FCB1010 MIDI Editor do Ed. Dixon.  Nota-se em destaque a janela "Global Settings" e seus parâmetros que em meu caso, são os mesmos visualizados na figura e que funcionam para mim, quando faço a operação de importar presets para a FCB1010. 

Fig. 09:  Imagem do FCB1010 MIDI Editor do Ed. Dixon.  Nota-se em destaque a janela "Spread View"  Não edite ou altere nada nesta janela!


Fig. 10:  Imagem do FCB1010 MIDI Editor do Ed. Dixon.  Nota-se em destaque a janela "MIDI I/O".

Fig. 11:  Imagem do FCB1010 MIDI Editor do Ed. Dixon.  Nota-se em destaque a janela "About".



06- O passo mais importante de todos:  Para que uma programação seja importada para a FCB1010, a mesma deve estar em modo de recebimento de programação e para tanto, você deve proceder da seguinte forma, conforme o manual da Behringer, página 11, que pode ser baixado no seguinte link:  http://www.behringer.com/assets/FCB1010_P0089_M_PT.pdf    Siga as instruções conforme a figura seguinte:  



Fig. 12:  Imagem de parte do manual da Behringer, página 11, referente ao procedimento de colocar a FCB1010 em modo de receber uma programação ou tecnicamente, para a recepção de "Sysex-dumps".

Tendo feito os procedimentos acima descritos, você estará a um passo de efetuar a importação de uma programação para a sua FCB1010.  Para tanto, agora, você deverá fazer o seguinte, conforme as figuras abaixo:  

Fig. 13:  Imagem do FCB1010 MIDI Editor do Ed. Dixon.  Nota-se em destaque no canto inferior esquerdo, o botão "Read SysEx".  O mesmo deve ser pressionado agora, para que você possa selecionar qual programação deverá ser importada para a sua FCB1010.


Fig. 14:  Imagem do FCB1010 MIDI Editor do Ed. Dixon.  Nota-se em destaque a janela "Select your input MIDI FCB1010 SysEx file", que aparece após você pressionar o botão "Read SysEx".  Agora, basta você selecionar a programação a ser importada que a mesma será transmitida à EPROM de sua FCB1010. 



Agora, tendo feito todos os procedimentos acima, levando-se em consideração os parâmetros de referência apresentados por mim na postagem atual, a sua FCB1010 estará funcional para o uso no guitar rig, através do banco "00" e amplitube, através do banco "01" da mesma.  Lembro a todos que o preset a ser baixado, compatível com o Guitarig e amplitube está disponível no menu "Presets" do Blog.

Finalizo, desejando sucesso a todos.

10 comentários:

  1. Olá amigo, gostaria de saber se posso criar um arquivo e exportá-lo para o V amp.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mano, veja bem: como não possuo V-amp, fica complicado afirmar se o procedimento perguntado por tí surtirá efeito. Creio que você pode tentar pra ver se surtirá efeito. Boa sorte!

      Excluir
  2. Boa noite Isaac, obrigado pelo esforço em compartilhar tudo isso. Porém, estou com um problema e queria saber se você pode me ajudar, já pesquisei o dia inteiro atrás disso e não encontrei nada.

    É o seguinte, eu tenho uma FCB1010 com o Firmware 2 5.1E, uso a versão 2.99-2 do FCB1010 EDITOR, também tenho uma Fast Track Pro, e estou usando dois cabos MIDI, meu SO é o W8.1 x86 e Guitar Rig 5. E as configurações do FCB1010 Editor estão idênticas aos seus prints.

    Tudo correu bem assim que fiz as conexões e importei o preset que você disponibilizou, abri o Guitar Rig 5 e funcionou beleza. Desliguei a FCB1010 e a interface mas deixei o PC ligado, após um tempo, voltei a liga-las mas ocorreu algo estranho. O GR5 não respondia aos comandos da FCB1010, portanto, fui ao FCB1010 tentar uma nova importação de preset e eis que na versão de Firmware estava como "Behringer - Unknown version" pesquisei à respeito e não achei muita coisa, apenas tentei fazer a importação e não deu, o LED do pedal 7 continuava aceso e nada acontecia, mesmo com o FCB1010 Editor me mostrando uma mensagem que havia transferido.

    Resetei a FCB1010, calibrei os pedais e fui tentar novamente, e nada. Enfim fiquei tentando tudo, até inverti os cabos midi e depois de um tempo tentando, o Editor reconheceu o Firmware novamente, não sei dizer como ou por quê, mas tentei fazer a importação e tudo correu bem, porém, quando fui ao GR5, ele não respondia aos comandos enviados pela FCB1010.

    Agora o FCB1010 Editor reconhece o Firmware "2 5.1E" somente às vezes, na maioria continua o "Behringer - Unknown version". Mesmo assim, consegui transmitir o seu preset para a FCB1010 algumas outras vezes, mas o GR5 nunca mais respondeu. As ligações estão todas corretas, está tudo habilitado no GR5 e a minha guitarra, que é ligada através da Fast Track Pro, é reconhecida pelo GR5 e o som sai com o respectivo efeito, só não é possível controla-lo com a FCB1010.

    E aí, alguma idéia? Ah, já ia esquecendo, já reinstalei o GR5 e os drivers da FTPro. Não vejo opção além de formatar o sistema, se é que isso adiantaria de algo. Até mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, no caso de alguém ter o mesmo problema e para que não perca tanto tempo como eu, instale outro SO! Foi o que resolveu para mim.

      Tentei o W8 x64, W7 x86, W7 x64 e não rolou em nenhum. O que resolveu o meu problema foi o bom e velho WXP x86.

      Excluir
    2. Vinícius, é aquela velha questão de boa vontade e experimentação. Recebo muitos emails perguntando sobre problemas de incompatibilidade de hardware e na maioria das vezes, a solução parece ser bem simples como foi descrita por tí. Parabéns pela iniciativa em postar aqui a solução para o seu problema, pois isso pode ajudar a todos.

      Excluir
  3. bom dia amigo, será que eu posso também usar o cabo da guitarra na porta da pedaleira, assim conectando ao pc só o MIDI usb AKM11.
    ou tenho de ter uma outra interface audio para conectar a guitarra no pc. obrigado

    ResponderExcluir
  4. minha fcb é bem antiga de 2007 da pra fzr upgrade c omprar um chip? ai ela fica funcionando beleza? to usando win 10 sera q eh compativel tbm?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. John, você pode (e deve) atualizar o chip de sua FCB 1010. Eu tenho o original atualizado, versão 2.50.1E, assim como os modificados UnO 1.04, Uno4Kemper 1.4 e EurekaPROM 3.2. http://www.olx.com.br/loja/id/118551

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir