quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Montando ou usando um preset: Aspectos iniciais (parte 01)


Tenho acompanhado e pesquisado vários vídeos no youtube, de usuários em suas performances sonoras ao estilo Pink Floyd, com um timbre de guitarra "Gilmourizado", e percebe-se que na maioria dos vídeos, a grande maioria dos guitarristas usam equipamentos convencionais, ou seja:  amplificadores reais e efeitos analógicos e digitais, o que em verdade, torna a "façanha" de recriar um "timbre" "pinkfloydiano" algo dependente, somente de dois aspectos:  Alguma informação prévia sobre a regulagem dos efeitos a serem usados e possuir equipamentos reais que permitam tal "façanha".   

Não cabe a mim, me entitular de "o dono da verdade", mas como sempre defendi desde o início do blog, é possível recriar tais timbres usando-se recursos disponíveis no Guitar Rig 5, e ao ler tal afirmação, aqueles que já tentaram "brincar" com o software citado podem chegar a duas conclusões:  "Este cara está louco" ou "sim, realmente é possível".  

Particularmente, sou daqueles que crêem na possibilidade tecnológica permitida pelo software, uma vez que na realidade palpável, se contabilizado for o que deve ser gasto em equipamentos para montar, como exemplo, o timbre de "So Far Away" ou "Mihalis", do Álbum "David Gilmour 1978", você provavelmente gastará uma grande soma em dinheiro, o que torna para muitos entusiastas algo incompatível com nossas posses e possibilidades.

Muitos que como falei anteriormente, já tentaram "brincar" com Guitar rig, quando baixam ou compartilham alguns presets, logo ficam literalmente "revoltados", pois é grande a diferença sonora entre o que vemos num vídeo ou descrição sobre um preset montado e a nuance sonora do preset quando usamos o mesmo.  Daí, a grande dúvida:  "o que torna este preset tão diferente do que ouço quando vou experimentá-lo?"

Basicamente, o que torna o resultado de um preset tão diferente do que ouvimos é o equipamento usado por cada um de nós, destacando-se 03 aspectos:  o monitor de áudio,  a guitarra com seus respectivos captadores e  não podendo deixar de ser citado, o mais importante de todos:  a equalização e modulação do preset.

Quando me refiro à equalização e modulação do preset, destaco um pensamento de entendimento muito simples que devem ser considerado e que o próprio Pink Floyd afirmou em "Live at Pompeii 1971":  "você deve conhecer ao máximo seu equipamento" e tal pensamento, torna-se uma verdade suprema, que abrirá a porta para muitas críticas voltadas a mim, pois você pode ter uma Stratocaster de R$ 3000,00 Reais ou uma "Squier California Strat de R$ 600,00 Reais, mas quando falamos em usar o Guitar Rig 5, o resultado final independe do valor da guitarra usada se você souber extrair o máximo do software, bastando para isso, horas e horas de tentativa e erro procurando equalizar e modular o som pretendido.    

A grande verdade, é que a maioria dos usuários do software não são possuidores de paciência, e assim sendo, querem "rapidamente", baixar um preset, abrí-lo e num "toque de mágica", executar o mais puro som  à Pink Floyd, sem conhecer ao certo as particularidades de controle dos diversos módulos existentes no Guitar Rig.  Eu já fui um desses usuários e tirei minhas conclusões através do erro positivo, aquele capaz de nos impulsionar a uma nova forma de entender algo.

Quando falei em 03 aspectos (monitor de áudio,  a guitarra com seus respectivos captadores e equalização e modulação do preset)   que tornam um preset possível ou não, afirmo que quando me refiro ao primeiro deles, é óbvio que você não irá conseguir um som dinâmico e "robusto" com um simples par de caixinhas de som de R$ 30,00 Reais.  Isto é muito claro e para aqueles que querem algo realmente fidedigno, devem dar atenção a um bom par de monitores de áudio para Home Studio, ou até mesmo, um bom par de fones de ouvido.  Relacionado ao segundo aspecto, que seria a "guitarra e seus captadores", pelas pesquisas e experiências feitas por mim, afirmo veementemente que você pode preocupar-se mais com o aspecto final que é a "equalização e modulação" do preset, pois este sim, é que será o responsável por todo o resultado final.

(Continua na próxima postagem)

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