segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

A estrutura de som de David Gilmour - Parte 02/03


Continuando sobre a estrutura de som de David Gilmour, a mesma foi formada por anos de estrada e para qualquer leitor que veja este artigo, o mesmo pode parecer um tanto audacioso, visto a complexidade de efeitos envolvidos no "som" do Gilmour e a impossibilidade de encontrar alguns desses efeitos como módulos distintos do Guitar Rig 4-pro.

Pode parecer algo de rápido procedimento, fácil execução, mas conforme citado anteriormente, não serão encontrados todos os efeitos usados em "The division Bell" no Guitar rig 4-Pro, entretanto, a versatilidade do software proporciona adequações que podem ser levadas em conta na montagem estrutural do som do Gilmour, através dos módulos de efeitos e seus ajustes.
Outro ponto interessante é que alguns efeitos, tais como compressores, overdrivers e moduladores, muitas vezes são parte definitiva na constituição estrutural do som, e chamo a atenção para que haja moderação especial com relação a 03 efeitos que são a "chave de ouro" do Gilmour:  os compressores, overdrivers e equalizadores.

Muitos "guitarristas" afirmam que compressores são simplesmente algo sem função na cadeia de efeitos, mas de forma contrária, os mesmos muitas vezes são usados por Gilmour para gerar amplitude e em algumas vezes, para criar sustentação sonora.  Com relação ao seu uso, deve-se ter moderação nos níveis, pois usos indiscriminados poderão gerar ruídos e isso é um pavor para a maioria dos guitarristas, principalmente, se o compressor for usado juntamente com overdrivers ou fuzzdrivers. 

Já com relação aos overdrivers, os mesmos criam de forma "artificial" a saturação das válvulas, dando aquele timbre "gostoso", com cara de "Rock and Roll" às guitarras elétricas.  Em minha modesta opinião de guitarrista, Gilmour é o mestre dos overdrivers, distorções e fuzzdrivers pois o mesmo os usa de forma harmônica, e seus timbres, mesmo que muito saturados, são ao mesmo tempo repletos de uma nuance etérea, proporcionando ao som a propriedade de, simplesmente, "flutuar" no tempo musical, ao contrário de muitos guitarristas que traduzem o overdrive, distorções e fuzzdrivers como se os mesmos fossem apenas uma usina geradora de ruídos que servem somente para, literalmente, sujar o som.

Por fim, temos os equalizadores, que são usados para dividir os espectros das frequências sonoras em frações das "oitavas", dando ao usuário dos mesmos a função de controlar algumas das mesmas de forma a não interferir no controle das frequências subjacentes.

Pergunta-se:  "O que Gilmour usou em The division Bell?"  Para termos uma noção, tendo como referência "http://www.gilmourish.com/?page_id=31" e "http://www.giampaolonoto.it/david-gilmour-effects/", aos quais, de boa fé, peço licença por reproduzí-los, podemos observar cada efeito do "Rack" de David Gilmour nas figuras abaixo:



 1. Boss CS-2 compressor; 2. ProCo RAT II; 3. Pete Cornish P-2 (labeled “Big Muff”); 4. Boss GE-7 graphic EQ (for RAT); 5. MXR Dynacomp (script logo); 6. Ibanez CP-9 compressor; 7. Boss MZ-2 Digital Metalizer; 8. Chandler Tube Driver.


1. Pete Cornish Soft Sustain; 2. Sovtek Big Muff (“Civil War”); 3. Chandler Tube Driver; 4. Boss GE-7 graphic EQ (treble & bass boost); 5. Boss GE-7 graphic EQ (bass boost); 6. Boss GE-7 graphic EQ (mid boost).

FX1 Furman PL-8 power conditioner (Usado somente para iluminação do Rack); FX2 Pete Cornish routing system; FX3 Pete Cornish Acoustic Preamp + D.I.; FX4 Alembic F-2B tube preamp; FX5 Peterson R450 Strobe tuner; FX6 EMO Power Distribution System.


FX1 Furman PL-8 power conditioner (Usado para iluminação do Rack); FX2 TC Electronics TC-2290 Digital Delay; FX3 Uni-Vibe; FX4 DigiTech ISP-33B Super Harmony pitch shifter (controllato da un pedale Ernie Ball); FX5 Lexicon PCM-70 digital effects processor; FX6 MXR Digital Delay System II–Sistema de ventilação; FX7 Phil Taylor rack unit (unidade custom com 04 efeitos):  – Electro Harmonix Electric Mistress; – Boss CE2 chorus; – Demeter Tremulator; – Boss CE2 chorus; FX8 Dynacord CLS-222 (simulador Leslie)  –Sistema de ventilação; FX9 Samson UR-5 UHF (Receptor Wireless); FX10Peterson R450 Strobe tuner (Afinador estroboscópico).

Não podendo esquecer, Gilmour ainda usa:  Digitech Whammy e Jim Dunlop/Heil Talk Box.  Até a próxima postagem!


Um comentário: