segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

A estrutura de som de David Gilmour - Parte 01/03

Conforme prometido na postagem anterior, pretendo agora, iniciar a discussão sobre um ponto que é crucial na estrutura de som do David Gilmour, mesmo em se tratando de uma estrutura de som que será proposta e elaborada através de um software simulador de efeitos, como é o Guitar Rig 4-Pro, duas perguntas não se calam:  Qual a ordem dos efeitos a serem utilizados?  Há alguma diferença com relação à disposição dos mesmos?

Basicamente, todos aqueles que já tiveram em contato com pedais analógicos ou pedaleiras digitais sabem, que em se tratando de processamento de som, "a ordem dos fatores altera o produto" e assim sendo, mesmo ao utilizar-se o Guitar Rig 4-Pro, deve-se ter em mente que a cadeia de efeitos poderá fazer uma significativa  diferença entre um som pobre e um som vibrante.  

Segundo "Gilmourish.com", a cadeia de efeitos "normal", recomendada para e usada por Gilmour é a seguinte:  Guitarra > fuzz > wah wah > compressor > distortion > booster/ overdrive > equalizadores > (Moduladores):  phaser/ flanger/ chorus/ uni-vibe > volume pedal > delay e amplificador.

Seguindo esta lógica, parece ser fácil executar no Guitar rig 4-Pro e simplesmente, montar um timbre do Gilmour, mas quero advertir aos usuários do software que as coisas não são tão simples, principalmente, com relação à cadeia de efeitos.  Por experiência própria, e dando um exemplo, ao da lógica acima, o normal ao montar um timbre qualquer seria colocar a seguinte ordem:  Overdrive, Uni-vibe, Delay e amplificador.  Parece simples, dentro do Guitar rig 4-pro fazer isso e visualmente, a nível de ilustração, o exemplo dado estaria da seguinte maneira, conforme o Exemplo 01:


Entretanto, faço o desafio de pedir aos amigos do blog para que observem a figura acima e diante da mesma, tentem copiar a disposição dos efeitos e que experimentem ouvir o som produzido pela cadeia de efeitos acima.  Satisfeitos?  (Caso queiram, montem a sua cadeia de efeitos, na ordem da figura acima e ouçam o resultado montado).

Creio que se olharem agora a cadeia de efeitos da próxima figura, caso queiram reproduzir a disposição desta configuração de exemplo, o som será ouvido de outra forma, evidenciando a velha questão:  "A ordem dos efeitos altera o produto", ou seja:  o som final.  Exemplo 02:


Desta forma, peço que não se surpeendam negativamente com relação a alguma configuração dentro do Guitar Rig-4-Pro quando a mesma estiver com a cadeia de efeitos fora da ordem normalmente usada pelos guitarristas, pois muitas vezes, somos obrigados a fazer isso para obter um timbre ou uma nuance do mesmo de acordo com o objetivo a ser alcançado.

Da mesma forma, quero alertar aos amigos do blog que em meu caso, particularmente, os timbres montados por mim possuem esta similaridade dentro do Guitar Rig 4-Pro, ou seja,  a cadeia de efeitos usada por mim é na seguinte ordem:  Guitarra > fuzz > wah wah > compressor > distortion > booster/ overdrive > Amplificador > equalizadores > (Moduladores):  phaser/ flanger/ chorus/ uni-vibe >  volume pedal > delay.

Bastando uma breve busca no youtube a respeito da montagem de timbres para o Guitar Rig 4-Pro, encontramos várias opções de cadeias de efeitos e assim sendo, a versatilidade do Guitar rig 4-pro, permite que se possa usar a ordem da cadeia de efeitos citada, bastando para isso, praticamente, arrastar e soltar os módulos que serão usados na composição do "Rack" de efeitos, mas conforme dito também na postagem anterior, Gilmour possui diversas fazes e assim sendo, em minha proposta, e até mesmo por uma questão de adequação e utilidade, o "rack" de efeitos a ser montado será algo mais próximo possível "modestamente falando", do usado em "The Division Bell" e alguns elementos adicionais também usados, porteriormente, em "Live in Gdansk".  Até a próxima postagem!

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