sábado, 12 de fevereiro de 2011

A estrutura de som de David Gilmour - Parte 03/03


Amigos do Blog:  Depois de um tempo "abduzido por alienígenas" (Compromissos profissionais), estou de volta dando prosseguimento ao Blog e em especial, à montagem de timbre a ser usado em "A Great Day For Freedom", escrita por David Gilmour e sua esposa Polly Samson.  

Basicamente, alerto àqueles que acompanham o Blog que conforme dito no início do mesmo, segue-se a proposta de montagem dos timbres do Gilmour usando-se o software Guitar Rig 4-Pro e em nenhum momento, é intensão afirmar que a palavra do Blogueiro, isaacbluesman é algo definitivo, visto que há diversos usuários tendo sucesso com o mesmo objetivo.

Para o timbre de  "A Great Day For Freedom", Gilmour usa em sua estrutura a seguinte cadeia de efeitos na fase do solo:  CS-2, Tube Driver, SS-2 (Soft Sustain - Peter Cornish), phasing effect and delay.  Segundo Gilmourish, os efeitos são calibrados da seguinte forma:  

(*) Boss CS-2 - level 2:00, attack 11:00, sustain 11:30 (o’clock);
(*) Chandler Tube Driver #1 (volume boost) - level 2:00, hi 2:00, low 2:00, drive 8:00 (o’clock); 
(*) SS2 - Soft Sustain - volume 12:00, tone 1:00, sustain 12:30 (o’clock);
(*) Phasing effect:  Uni-Vibe - volume 2:00, intensity 12:00, slow speed 2:00, fast speed 4:00 (o’clock), mode: chorus;
(*) Delay. 

Parece fácil, mas no Guitar Rig 4-Pro, os efeitos acima tiveram que ser experimentados, dando-se  aos mesmos, após vários ajustes, a funcionalidade capaz de tornar possível o timbre mais próximo possível do esperado para interpretar "A Great Day For Freedom".  Assim sendo, quais efeitos deverão ser levados em consideração no Software para obter maior fidedignidade possível ao timbre do Gilmour nesta canção?

Vejam bem:  O Rack do Gilmour montado por mim no Guitar Rig 4 pro e que está até o momento apresentando ótima funcionalidade, teve que ser adaptado, levando-se em consideração os efeitos originais usados por Gilmour em "The Division Bell", bastando para isso, várias e exaustivas experimentações.

Por Analogia, o amplificador usado para a montagem do Rack é o "High White", simplesmente por ser este o mais fiel ao timbre do Gilmour para o som proposto e por questões de similaridade com o equipamento usado pelo Gilmour.  Segue agora, a cadeia de efeitos reais comparada à cadeia de efeitos "virtuais" proporcionada pelo Guitar Rig 4-pro:

(*) Boss CS-2  (Real)  -  Guitar rig 4-pro:  Stomp Compressor;
(*) Chandler Tube Driver #1 (volume boost)  -  Guitar rig 4-pro:  Tube Compressor, regulado como "Volume Boost";
(*) SS2 - Soft Sustain  -  Guitar rig 4-pro:  Tube compressor, regulado como "Soft Sustain";
(*) Phasing effect:  Uni-Vibe  -  Guitar Rig 4-pro:  Phaser Nine  (Regulado como Univibe);
(*) Delay  -  Guitar Rig 4-pro:   Utilizo 2 Delays:  Traktor´s 12  Delay juntamente com  Quad Delay, simulando o TC-2290 Digital Delay.

É bom destacar que alguns efeitos sempre estão sendo usados no Rack do Gilmour, independente da musica ou solo a ser executado, um exemplo claro disso é o   Boss CE2 chorus que no Guitar Rig 4-pro, pode ser usado através do efeito "Ensemble" e do Reverb que uso através do "Tape Echo", que proporciona a mais fidedigna execução do famoso "Binson Echorecs", básico e obrigatório para mim quando falamos de David Gilmour.

Mais uma vez, reforço atenção aos entusiastas do Guitar Rig 4-pro para o fato de que os efeitos citados serviram para a elaboração do timbre a ser usado na canção "A Great Day For Freedom".  Não sendo usual, dessa forma, a utilização do mesmo para outras interpretações, a não ser que os efeitos usados sejam análogos ao objetivo final a ser alcançado.

Muitos poderão achar que há algum absurdo na escolha de determinados efeitos conforme citei para a criação do timbre, todavia, deixo claro que o mesmo foi criado usando-se os recursos do software que mais se assemelham ao objetivo proposto.

Estarei a reeditar esta postagem e acrescentando à mesma um vídeo ilustrativo para que os amigos do blog possam literalmente sentir o timbre montado e o resultado final, e para tanto, usarei minha nova webcam "Microsoft VX2000", que estarei a instalá-la amanhã.

Espero que gostem e até breve com "Shine on You Crazy Diamond".

2 comentários:

  1. cade o video? eu joo os efeitos abaixo do gabinete?

    ResponderExcluir
  2. Amigo comentarista "anônimo": Como percebeste, o vídeo não foi postado devido à falta de interatividade entre os acompanhantes do blog e com relação a sua pergunta "eu joo os efeitos abaixo do gabinete?", afirmo que os efeitos podem ser colocados abaixo ou acima do gabinete e esta ordem, dependerá de qual equipamento você utiliza, da resposta que sua guitarra apresenta devido à captação da mesma. Como sempre falo, não existe uma regra a ser seguida na montagem dos presets, devendo-se testar a sonoridade do preset montado e assim, estabelecer qual foi a melhor ordem na colocação dos efeitos. Grato pela pergunta.

    ResponderExcluir