Como foi dito anteriormente, a proposta do Blog é estabelecer as possibilidades do software Guitar Rig 4-pro para aqueles que tenham interesse em montar timbres, mais fidedignos possível aos do David Gilmour. Assim sendo, inicialmente, penso que acima da possibilidade de postar presets e colocá-los em disponibilidade para download é acima de tudo, entender a estrutura de som do David Gilmour e com este entendimento, montar-se um "rack virtual" de efeitos no Guitar Rig 4-Pro, possibilitando o acesso rápido às mudanças de efeito, sem ter que utilizar-se de presets cognatos (sinônimos) e acessá-los quando estamos a tocar uma determinada composição musical do Pink Floyd.
Para nível de exemplificação, cito a seguinte situação hipotética: Supomos que o guitarrista esteja a executar "Any colour you like", onde há a necessidade de um "Uni-Vibe" em sua fase inicial e posteriormente, um Overdrive com "Uni-vibe" na fase do solo. Muitos desistiriam, pois no Guitar Rig 4-Pro, não encontra-se propriamente dito, o efeito "Uni-Vibe", como um módulo ou pedal. Entretanto, encontramos no Guitar Rig 4-Pro o efeito "Phaser Nine", similar ao MXR Phase-90, onde podemos dar umas ajustadas e obter-se a modulação do "Uni-vibe". Isto é ótimo, demonstra a funcionalidade do Software da Native Instruments, mas sabemos que Gilmour percorreu várias fazes e nas mesmas, ele utilizou-se de vários Compressores, overdrivers, moduladores, e amplificadores, conforme a necessidade de seu trabalho, mas hoje, atualmente, Gilmour apresentou em "Royal Albert Hall e Gdansk", a síntese daquilo que chamo de "estrutura de som", e a mesma, deve ser, antes de tudo, entendida e experimentada dentro do Guitar Rig 4-Pro e suas possibilidades, tornando, após sua elaboração, algo de fácil acessibilidade durante as mudanças encontradas nas músicas do Pink Floyd a serem executadas, bastando em minha opinião como usuário do software, mudanças apenas nas calibrações pré-determinadas, não se fazendo necessário, mudança de amplificadores, ou módulos de efeitos em vários Presets, mas sim, estruturalmente, necessita-se de mudança apenas das calibrações dos mesmos, não comprometendo-se o que seria em uso real, "No palco", algo intangível ou despendioso, como por exemplo, pense: tocar uma música e no meio da mesma, quando for solar, mudar um amplificador para obter-se determinado timbre em que o solo exige. Na prática, em palco, é algo arriscado e inconcebível por muitos músicos mais "tradicionais".
Assim, na próxima postagem entitulada de "A estrutura de som de David Gilmour - Parte 01", será definido o arcabouço sonoro do Gilmour, onde pretendo propor a elaboração de um "Rack" que satisfaça as exigências daqueles que pretendam ir de "Saucerful os Secrets" a "A Pocket Full of Stones", usando-se o mesmo "rack" de efeitos. Finalizo afirmando que é possivel sim! Até breve!
oi Isaac tudo bom!!
ResponderExcluirLi seu e-mail gostei muito,a historia de sua vida com seu pai foi radiante e marcante.
Ja a minha eu comecei a aouvir Pink Floyd, qdo assistir o filme The Wall em 83 na praia da armação e deste la nunca mais deixe de curtir e comecei a colecionar CDS,LPS,FITAS,DISCLASER,DVD enfim tudo que se refere a eles.
Bom ja link seu blog no meu e assistir seus videos, cara é maravilhoso como vc toca bem, é fantastico....Parabéns e sucesso sempre!!
ai vai o link do blog!!
http://blogpinkfloydmylife.blogspot.com/
um grande beijo e uma boa semana.
Comentarista Súh ♥ :
ResponderExcluirAgradeço por sua atenção em ter lido meu e-mail. A grande verdade é que o Pink Floyd está além de ser apenas uma banda, mas verdadeiramente, eles são responsáveis por tantos momentos cativantes na vida de cada um de nõs, que tenho certeza de não estar sozinho e sim, ser mais um na grande legião de seguidores dos mesmos.