Continuando sobre a estrutura de som de David Gilmour, a mesma foi formada por anos de estrada e para qualquer leitor que veja este artigo, o mesmo pode parecer um tanto audacioso, visto a complexidade de efeitos envolvidos no "som" do Gilmour e a impossibilidade de encontrar alguns desses efeitos como módulos distintos do Guitar Rig 4-pro.
Pode parecer algo de rápido procedimento, fácil execução, mas conforme citado anteriormente, não serão encontrados todos os efeitos usados em "The division Bell" no Guitar rig 4-Pro, entretanto, a versatilidade do software proporciona adequações que podem ser levadas em conta na montagem estrutural do som do Gilmour, através dos módulos de efeitos e seus ajustes.
Outro ponto interessante é que alguns efeitos, tais como compressores, overdrivers e moduladores, muitas vezes são parte definitiva na constituição estrutural do som, e chamo a atenção para que haja moderação especial com relação a 03 efeitos que são a "chave de ouro" do Gilmour: os compressores, overdrivers e equalizadores.
Muitos "guitarristas" afirmam que compressores são simplesmente algo sem função na cadeia de efeitos, mas de forma contrária, os mesmos muitas vezes são usados por Gilmour para gerar amplitude e em algumas vezes, para criar sustentação sonora. Com relação ao seu uso, deve-se ter moderação nos níveis, pois usos indiscriminados poderão gerar ruídos e isso é um pavor para a maioria dos guitarristas, principalmente, se o compressor for usado juntamente com overdrivers ou fuzzdrivers.
Já com relação aos overdrivers, os mesmos criam de forma "artificial" a saturação das válvulas, dando aquele timbre "gostoso", com cara de "Rock and Roll" às guitarras elétricas. Em minha modesta opinião de guitarrista, Gilmour é o mestre dos overdrivers, distorções e fuzzdrivers pois o mesmo os usa de forma harmônica, e seus timbres, mesmo que muito saturados, são ao mesmo tempo repletos de uma nuance etérea, proporcionando ao som a propriedade de, simplesmente, "flutuar" no tempo musical, ao contrário de muitos guitarristas que traduzem o overdrive, distorções e fuzzdrivers como se os mesmos fossem apenas uma usina geradora de ruídos que servem somente para, literalmente, sujar o som.
Por fim, temos os equalizadores, que são usados para dividir os espectros das frequências sonoras em frações das "oitavas", dando ao usuário dos mesmos a função de controlar algumas das mesmas de forma a não interferir no controle das frequências subjacentes.
Por fim, temos os equalizadores, que são usados para dividir os espectros das frequências sonoras em frações das "oitavas", dando ao usuário dos mesmos a função de controlar algumas das mesmas de forma a não interferir no controle das frequências subjacentes.
Pergunta-se: "O que Gilmour usou em The division Bell?" Para termos uma noção, tendo como referência "http://www.gilmourish.com/?page_id=31" e "http://www.giampaolonoto.it/david-gilmour-effects/", aos quais, de boa fé, peço licença por reproduzí-los, podemos observar cada efeito do "Rack" de David Gilmour nas figuras abaixo:
FX1 Furman PL-8 power conditioner (Usado para iluminação do Rack); FX2 TC Electronics TC-2290 Digital Delay; FX3 Uni-Vibe; FX4 DigiTech ISP-33B Super Harmony pitch shifter (controllato da un pedale Ernie Ball); FX5 Lexicon PCM-70 digital effects processor; FX6 MXR Digital Delay System II–Sistema de ventilação; FX7 Phil Taylor rack unit (unidade custom com 04 efeitos): – Electro Harmonix Electric Mistress; – Boss CE2 chorus; – Demeter Tremulator; – Boss CE2 chorus; FX8 Dynacord CLS-222 (simulador Leslie) –Sistema de ventilação; FX9 Samson UR-5 UHF (Receptor Wireless); FX10Peterson R450 Strobe tuner (Afinador estroboscópico).
1. Boss CS-2 compressor; 2. ProCo RAT II; 3. Pete Cornish P-2 (labeled “Big Muff”); 4. Boss GE-7 graphic EQ (for RAT); 5. MXR Dynacomp (script logo); 6. Ibanez CP-9 compressor; 7. Boss MZ-2 Digital Metalizer; 8. Chandler Tube Driver.
1. Pete Cornish Soft Sustain; 2. Sovtek Big Muff (“Civil War”); 3. Chandler Tube Driver; 4. Boss GE-7 graphic EQ (treble & bass boost); 5. Boss GE-7 graphic EQ (bass boost); 6. Boss GE-7 graphic EQ (mid boost).
FX1 Furman PL-8 power conditioner (Usado somente para iluminação do Rack); FX2 Pete Cornish routing system; FX3 Pete Cornish Acoustic Preamp + D.I.; FX4 Alembic F-2B tube preamp; FX5 Peterson R450 Strobe tuner; FX6 EMO Power Distribution System.
FX1 Furman PL-8 power conditioner (Usado para iluminação do Rack); FX2 TC Electronics TC-2290 Digital Delay; FX3 Uni-Vibe; FX4 DigiTech ISP-33B Super Harmony pitch shifter (controllato da un pedale Ernie Ball); FX5 Lexicon PCM-70 digital effects processor; FX6 MXR Digital Delay System II–Sistema de ventilação; FX7 Phil Taylor rack unit (unidade custom com 04 efeitos): – Electro Harmonix Electric Mistress; – Boss CE2 chorus; – Demeter Tremulator; – Boss CE2 chorus; FX8 Dynacord CLS-222 (simulador Leslie) –Sistema de ventilação; FX9 Samson UR-5 UHF (Receptor Wireless); FX10Peterson R450 Strobe tuner (Afinador estroboscópico).
Não podendo esquecer, Gilmour ainda usa: Digitech Whammy e Jim Dunlop/Heil Talk Box. Até a próxima postagem!
Simplesmente, SHOW!!!
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